A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a prematuridade como dos bebês que nasceram antes da 37º semana completa de gestação, e eles são subdivididos nas seguintes categorias:
A Cada ano estima-se que nasçam 15 milhões de bebês prematuros no mundo, sendo que deste número aproximadamente 280.000 nasçam no Brasil (WHO – Preterms). Isso é mais que 1 para 10 nascimentos. Normalmente essas crianças prematuras apresentam dificuldades de crescimento, aprendizagem, comportamento e desenvolvimento motor, levando a um atraso no aprendizado escolar.
É por meio das aquisições do desenvolvimento motor que a criança adquire as habilidades requeridas, tais como andar e correr, a percepção do próprio corpo e do espaço, brincar, a destreza e coordenação motora necessária para o desenvolvimento da escrita e outras atividades do cotidiano. Deve-se dar especial atenção à evolução neuro-perceptivo-motora do nascido prematuro especialmente no primeiro ano de vida. A detecção precoce dessas alterações permite a indicação de intervenção de maneira eficaz, o que é expresso clinicamente pela aquisição progressiva de movimentos e posturas normais.
Em vista disso, é indicado o início do trabalho de estimulação precoce, com brincadeiras, posicionamentos, orientação aos pais e/ou cuidadores para estimular o bebê da melhor forma possível durante o dia, para que tenha um desenvolvimento motor adequado e sadio.
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